terça-feira, julho 03, 2007

Presidência na UE


No dia 01 de Julho Portugal tomou a posse da Presidência da União Europeia, assim quis a providência, durante 6 meses serão dois portugueses à frente dos destinos desta Europa ambígua com necessidade de um rumo.


Para que haja uma verdadeira cidadania europeia ou um mercado comum credível, o que a sociedade civil espera dos seus dirigentes não é somente fotografias do grupo sobre a paisagem do Douro ou emocionarem-se a ouvir a 9º Sinfonia de Beethoven, mas sim respostas aos temas como o Tratado e a flexigurança.

Enquanto aguardamos com fé estas reuniões recomendo, a quem estiver interessado a acompanhar, a irem ao site oficial da Presidência Europeia: http://www.eu2007.pt/

No site podem descarregar o calendário, ter acesso às noticias das conferencias até mesmo a vídeos em directo, existe também um espaço sobre os 27 e em especial sobre Portugal. O site está disponível em inglês; francês e em português e também dá acesso aos invisuais (não seria de esperar sendo este o ano Europeu à Igualdade).

Talvez esta seja a forma de exercermos a nossa cidadania europeia, acompanharmos este momento importante para a Europa e sobretudo para Portugal.

Margarida B. M. M.

Sem comentários: