quinta-feira, janeiro 17, 2008

Do chamado terrorismo Pós-Moderno


O CIARI (centro de Investigação e Análise de Relações Internacionais) irá organizar no próximo dia 29 de Janeiro, a sua 53ª tertúlia, com tema “Do chamado terrorismo Pós-Moderno”.
O evento decorrerá, a partir das 21 horas, na FNAC do Centro Comercial Colombo, e terá como orador o Dr. Felipe Pathé Duarte.
Gostaríamos de contar com a Sua presença! Para qualquer informação adicional ou confirmar a sua presença, contacte-nos através de mail@ciari.org

"O final da Guerra-Fria legou um vácuo ideológico e geoestratégico propício ao recrudescimento de ideologias que se fundamentam religiosamente e que utilizam a violência na persecução das suas pretensões políticas. Tal situação fez com que um outro tipo de ameaças se pusesse; uma nova forma de terrorismo, que teve como evento paradigmático os atentados de 11 de Setembro de 2001, ganha terreno e tem como ponto de mira alguns dos valores do mundo Ocidental.
É com base nestes dois pressupostos que propomos uma breve análise do terrorismo pós-Guerra Fria, um fenómeno global que tanto tem marcado a nossa sociedade."

P.S. O orador convidado, é autor do livro "No crepúsculo da razão - considerações sobre o terrorismo pós-guerra fria", recentemente publicado pela Prefácio

Carta ao Coordenador do Departamento

O NECPRI apoiou um movimento de alunos que se manifestaram contra os exames fora da época, este foi o pedido enviado ao coordenador do departamento de Estudos Políticos:

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2007

Ex.mo Senhor

Coordenador do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

O NECPRI, enquanto núcleo representante dos estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vem por este meio expressar o seu profundo descontentamento face à forma como foi feita a marcação dos exames no primeiro semestre do corrente ano lectivo 2007/2008. Assim, dado que algumas das provas que servem de avaliação final às disciplinas se encontram no período destinado a haver aulas e não aquele que decorre entre o dia 25 de Janeiro de 2008 e o dia 15 de Fevereiro do mesmo ano, ciclo este estipulado pela Faculdade para os mesmos terem efeito, pedimos que no futuro esta situação seja revista para que tanto o rendimento dos alunos como o decurso das aulas não sejam afectados por tal irregularidade.

Junto, seguem as assinaturas dos alunos da supra referida licenciatura que subscrevem esta exposição.


O objectivo não é adiar a data de exames, mas sim tentar evitar o mesmo para o próximo semestre.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Um blog para todos: AMBIDESTRIA



O NECPRI vai começar este ano com a (re) abertura do Blog para comentários, textos e artigos!
É importante para o núcleo que possam participar nas actividades, criando uma nova dinamização e conhecimento do NECPRI.

No “Ambidestria” és livre de escrever sobre os problemas políticos, sociais, económicos, sobre as Relações Internacionais e a Ciência Politica.

Ficam aqui os objectivos:
“O Ambidestria tem o objectivo de ser um espaço para os alunos, docentes e não só!Aqui podemos expor ideias, investigações etc... numa forma liberta e diversificada.É um blog para todos terem a oportunidade de dar a conhecer os seus trabalhos, criando um ponto-de-encontro de informações sobre os diversos temas da Ciência Política e das Relações Internacionais.”


Para participares com os teus artigos basta enviar um e-mail para o NECPRI: necpri@gmail.com, serás automaticamente aceite como membro do blog, mas se só quiseres publicar algum texto ou um trabalho envia-nos e nós publicamos.

O Blog iniciou com o texto "Liberdade Religiosa e o Estado de Direito" que o Professor Jorge Bacelar Gouveia teve a amabilidade de nos ceder.O Professor Bacelar Gouveia faz parte da comissão para a Liberdade Religiosa, um cargo que tem vindo a exercer voluntariamente.Este artigo realça o debate e promove o respeito pela liberdade religiosa e pelos Direitos fundamentais da pessoa humana.
ESTAMOS A CONTAR CONTIGO!
Margarida B. M. M.