segunda-feira, novembro 07, 2005

SEMINÁRIO na Universidade do MINHO

Caros sócios e amigos,

Os papers para o seminário sobre juventude e defesa deverão estar prontos na Quarta-feira ao fim da tarde. Não deverão ultrapassar 2 páginas A4 cada. O nosso grupo deverá apresentar 3 papers sobre África, 3 papers sobre Europa.

Compareçam Quarta-feira 09 de Novembro, entre as 12h30 e as 16h00 ao pé do Quente e Frio (Torre B, piso 0), com pesquisas já elaboradas sobre os temas que acharem ser do vosso interesse debater. Aproveitaremos para formar já os grupos de trabalho, os temas que para cada grupo e começaremos a trabalhar em conjunto. Os papers têm que estar prontos sem falta até ao fim da tarde!!!

Entretanto, fiquem atentos ao blog para mais informações ou eventuais alterações.


INFORMAÇÕES RELATIVAS AOS PAPERS

Grupos de Trabalho

Em cada GT teremos papers de todas as universidades participantes. Estas reflexões não deverão exceder 2 páginas A4, sendo que cada aluno apresentará o seu contributo durante cerca de 5 minutos, ao que se seguirá um período de debate.

O moderador fará uma pequena introdução à temática do grupo e o comentador apresentará também um pequeno ensaio sobre o tema. Depois destas introduções, ficará a cargo dos estudantes a apresentação dos papers para se proceder ao debate entre todos. De referir que os tópicos que se seguem são meramente indicativos.

Temas possíveis:

África

Portugal e as missões de paz em África ■ Cooperação Técnico-Militar ■ CPLP como fórum de construção da paz ■ Que política externa e de segurança portuguesa para África? ■ A União Africana e a segurança do continente ■ O papel das Organizações Sub-Regionais de segurança: CEDEAO, SADC, IGAD ■ Operação Artemis: a PESD em África ■ A UE na reforma dos sectores de segurança em África ■ Zimbabué nas relações UE-África ■ Estados Falhados e a Estratégia Europeia de Segurança ■ UE, Nações Unidas e a crise no Sudão ■ Sucessos e insucessos de 45 anos de presença da ONU em África ■ Segurança dos Estados ou segurança dos cidadãos? ■ Cooperação, desenvolvimento, paz, democracia ■

Mediterrâneo

Que desafios à segurança e defesa europeias? ■ A Turquia na arquitectura de segurança europeia: potencialidades e fragilidades ■ As novas fronteiras da Europa – a Política Europeia de Vizinhança ■ Europa e o processo de paz no Médio Oriente ■ Parceria Euro-Mediterrânica: state of the play ■ Problemas de segurança na área do Magrebe ■ Tráficos ilícitos no Mediterrâneo ■ Segurança dos Estados ou segurança dos cidadãos?

Os textos apresentar não devem exceder 5,000 caracteres (2 páginas A4)

Alguns dos textos poderão vir a ser publicados no Mundo em Português

Sem comentários: