A. Lorenzetti, Algoria do Bom Governo
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS POLÍTICOS CONVIDA:
CONFERÊNCIA*
do
PROFESSOR DIETER NOHLEN
(Universidade de Heidelberg)
OS SISTEMAS ELEITORAIS:
O CONTEXTO FAZ A DIFERENÇA
29 DE MAIO DE 2007
11H15m
AUDITÓRIO 1
* Em Castelhano
Veritable voeux de la nation
No dia 29 de Maio às 11h15 no auditório 1, o Departamento de Estudos Políticos, apresenta-nos uma conferência com o Professor DIETER NOHLEN[1] da Universidade de Heidelberg, uma oportunidade singular de conhecer o prestigiado investigador, uma referência internacional nos Estudos Eleitorais.
No dia 29 de Maio às 11h15 no auditório 1, o Departamento de Estudos Políticos, apresenta-nos uma conferência com o Professor DIETER NOHLEN[1] da Universidade de Heidelberg, uma oportunidade singular de conhecer o prestigiado investigador, uma referência internacional nos Estudos Eleitorais.
Com o tema «Os Sistemas Eleitorais: o contexto faz a diferença», será notório a distinta importância dos Sistemas Eleitorais na Ciência Politica, condição si ne quo non da manutenção da democracia.
Uma questão que surge historicamente num pensamento evidente desde da civilização Grega até a nossa contemporaneidade, como a dúvida de Platão: “Quem deve governar? Quem deve deter o poder?” a resposta leva-nos à definição das elites, do povo e da sua vontade e dos sistemas eleitorais.
O Professor DIETER NOHLEN aprofunda a investigação comparativa logo “(…) não há nenhum sistema eleitoral ideal ou teoricamente superior que possa passar sem o teste da comprovação histórico-empírica. Ou, dito de outra maneira o contexto faz a diferença (…) [sendo] o sistema eleitoral mais adequado para um país aquele que consegue cumprir empiricamente determinados objectivos ou exigências funcionais”.
É curioso ver que o começo do estudo eleitoral deste académico foi uma investigação dedicada a Portugal e a Espanha.
Como já dizia o poeta, Fernando Pessoa, “o voto popular não é uma manifestação de opinião pública, é uma expressão de sentimento”.
Por isso Não Faltes!!!
[1] É Professor emérito de Ciência Politica da Universidade de Heidelberg. Galardorado com o Prémio de Investigação Max-Panck (1991) e autor de vasta bibliografia, dirigiu recentemente as obras Dicionário de Ciência Politica (2006) e Elections in Europe (2007).
Para quem estiver mais intressado o NECPRI aconselha a leitura do livro que motivou a conferência:
"Os Sistemas Eleitorais: Contexto faz a diferença", Colecção Estudos Politicos, Editora Livros Horizonte 2007
Margarida B. M. M.
4 comentários:
Sim sra. mais uma conferência que merece a atenção de todos os alunos de CPRI e não só!
É muito importante conhecer as pessoas por detrás dos livros e está é uma excelente oportunidade.
Os sistemas eleitorais fazem parte das sociedades, influenciando os destinos políticos e os comportamentos na hora de votar, sendo na minha opinião um tema do maior interesse!
E terça-feira, obviamente, que lá estarei.
Obrigada Dita pelo post!
A não perder!
Obgda por nos proporcionarem estas experiências. Gostei bastante(=
Não é a nós que deves agradecer, a conferência não foi organizada pelo NECPRI, mas sim pelo Professor Pedro Tavares de Almeida com o apoio da Editora Horizontes.
Obrg pelos comentarios!!!
Apareçam nas proximas actividades!
Enviar um comentário