terça-feira, maio 22, 2007

Os Sistemas Eleitorais: o contexto faz a diferença

A. Lorenzetti, Algoria do Bom Governo



DEPARTAMENTO DE ESTUDOS POLÍTICOS CONVIDA:

CONFERÊNCIA*
do
PROFESSOR DIETER NOHLEN
(Universidade de Heidelberg)

OS SISTEMAS ELEITORAIS:
O CONTEXTO FAZ A DIFERENÇA

29 DE MAIO DE 2007
11H15m

AUDITÓRIO 1

* Em Castelhano





Veritable voeux de la nation

No dia 29 de Maio às 11h15 no auditório 1, o Departamento de Estudos Políticos, apresenta-nos uma conferência com o Professor DIETER NOHLEN[1] da Universidade de Heidelberg, uma oportunidade singular de conhecer o prestigiado investigador, uma referência internacional nos Estudos Eleitorais.

Com o tema «Os Sistemas Eleitorais: o contexto faz a diferença», será notório a distinta importância dos Sistemas Eleitorais na Ciência Politica, condição si ne quo non da manutenção da democracia.
Uma questão que surge historicamente num pensamento evidente desde da civilização Grega até a nossa contemporaneidade, como a dúvida de Platão: “Quem deve governar? Quem deve deter o poder?” a resposta leva-nos à definição das elites, do povo e da sua vontade e dos sistemas eleitorais.

O Professor DIETER NOHLEN aprofunda a investigação comparativa logo “(…) não há nenhum sistema eleitoral ideal ou teoricamente superior que possa passar sem o teste da comprovação histórico-empírica. Ou, dito de outra maneira o contexto faz a diferença (…) [sendo] o sistema eleitoral mais adequado para um país aquele que consegue cumprir empiricamente determinados objectivos ou exigências funcionais”.

É curioso ver que o começo do estudo eleitoral deste académico foi uma investigação dedicada a Portugal e a Espanha.

Como já dizia o poeta, Fernando Pessoa, “o voto popular não é uma manifestação de opinião pública, é uma expressão de sentimento”.

Por isso Não Faltes!!!

[1] É Professor emérito de Ciência Politica da Universidade de Heidelberg. Galardorado com o Prémio de Investigação Max-Panck (1991) e autor de vasta bibliografia, dirigiu recentemente as obras Dicionário de Ciência Politica (2006) e Elections in Europe (2007).


Para quem estiver mais intressado o NECPRI aconselha a leitura do livro que motivou a conferência:

"Os Sistemas Eleitorais: Contexto faz a diferença", Colecção Estudos Politicos, Editora Livros Horizonte 2007

Margarida B. M. M.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim sra. mais uma conferência que merece a atenção de todos os alunos de CPRI e não só!

É muito importante conhecer as pessoas por detrás dos livros e está é uma excelente oportunidade.

Os sistemas eleitorais fazem parte das sociedades, influenciando os destinos políticos e os comportamentos na hora de votar, sendo na minha opinião um tema do maior interesse!

E terça-feira, obviamente, que lá estarei.

Obrigada Dita pelo post!

Anónimo disse...

A não perder!

Tania Morais disse...

Obgda por nos proporcionarem estas experiências. Gostei bastante(=

NECPRI disse...

Não é a nós que deves agradecer, a conferência não foi organizada pelo NECPRI, mas sim pelo Professor Pedro Tavares de Almeida com o apoio da Editora Horizontes.
Obrg pelos comentarios!!!
Apareçam nas proximas actividades!