sábado, maio 24, 2008

Conferência: DO TERRORISMO SAGRADO com Felipe Pathé Duarte

(*)

Terrorismo é um tema cada vez mais polémico, começando pela sua complexa e paradoxa definição, mas, não deixa de ser central na essência e na compreensão das RI, da geoestratégiada, da jurisdição internacional, da teoria política e até do mundo contemporâneo.
"A intimidade com o terrorismo global vai sendo aprofundada à medida que o espaço ocidental, objecto prioritário da agressão em curso, recebe sucessivos golpes que atingem, mais do que interesses materiais, a sua confiança nas instituições que organizou para manterem uma ordem no mundo, a confiança das sociedades civis nos respectivos governos, a confiança na capacidade das forças de segurança e de defesa, a fidelidade aos valores matriciais da sua cultura." Adriano Moreira, in Terrorismo ed. almedina

Felipe Pathé Duarte, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Coimbra, é Mestre e Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP na Universidade Católica Portuguesa, é investigador na fundação para Ciência e Tecnologia no Centro de Investigação e Formação para Cultura e Paz da Fundação Mário Soares, é membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo como da Associação portuguesa de Ciência Política.
O nosso convidado é um especialista Religião e Violência; Subversão e Terrorismo; Filosofia Política; Segurança e Política Internacional. No seu ultimo livro, "No crepúsculo da razão - considerações sobre o terrorismo pós-guerra fria" da Ed. Prefácio 2007, Felipe Pathé Duarte faz-nos uma síntese do terrorismo, desde a sua genealogia até á emergência de um novo conceito na sociedade pós-moderna.
"O estudo do terrorismo não corresponde a uma teoria pura e asséptica. A ciência que estuda o terrorismo recolhe contributos muito variados e tem uma pretensão utilitária: afinal, nós estudamos o terrorismo para melhor o combater. Felipe Pathé Duarte compreende estas verdades essenciais. Por isso, a sua obra aumenta o nosso saber mas também constitui um instrumento contra o terrorismo." Rui Pereira, Ministro da Administração Interna

O NECPRI ciente deste acontecimento social e global convida a assistirem no dia 27 de Maio de 2008, ás 18h no aud. 002 na torre A (antiga), a esta conferência que dará a oportunidade de ouvirmos e discutirmos um elemento essencial nas RI, o terrorismo, com um especialista deste novo e preocupante panorama do terrorismo pôs-guerra fria.
Não nos podemos esquecer que em 2008 faz 7 anos do 11 de Setembro, 5 da Invasão ao Iraque, 4 anos dos atentados de Madrid, 3 dos atentados em Londres e do caso das caricaturas de Maomé como do discurso de Ratisbona. Numa visão maniqueísta poderíamos dizer que é o Ocidente versus o Oriente.
Esta é uma conferência que interessa, para além dos alunos de CPRI, a todos aqueles querem compreender o mundo, porque o terrorismo é mentor de muitas das acções internacionais.
Por isso não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI.

Desde já agradecemos a sala ao Professor Duarte Silva, docente da cadeira de Direito Constitucional.
«The only thing necessary for the triumph of evil is for good people to do nothing» Edmund Burke

(*) errata, no cartaz diz: Núcleo de Estudos de Ciência Políticos e Relações Internacionais deve-se ler: Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, pedimos desculpa.

3 comentários:

Anónimo disse...

bOA ATRED,

QUERIA FAZER APENAS UM PEQUENA CORRECÇÃO: FILIPE PATHÉ DUARTE NÃO É DOUTOR MAS MESTRE, OU QUANTO MUNTO DOUTORANDO.

OBRIGADO

NECPRI disse...

Obrigada pelo o seu comentário, mas o própio Dr. Felipe P. Duarte já nos tinha alertado para o lapso.
A referir que o Dr. Felipe está a tirar o doutramento em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP-UCP.

Anónimo disse...

queria parabenizar o doutorando filipe e dizer que fiquei surpresa pela evolução que ele fez desde os tempos de coimbra... quem diria...