sábado, maio 31, 2008

Economia Com o NECPRI: CONFERÊNCIA: "ÉTICA NA ECONOMIA" com João César das Neves







O NECPRI está ciente da importância da Economia na academia e principalmente nos cursos de Ciência Política e ou Relações Internacionais. Assim sendo, desde o ano passado o núcleo teve o cuidado criar um ciclo de conferências: “Economia com o NECPRI”,em que temos uma palestra por ano dedicada à economia.



Depois de algumas agradáveis discussões com alunos de economia, reparamos na emergência de um novo tema, que historicamente é tido como um paradoxo: a ética na gestão, nas empresas e na economia.

Assim foi notório para o NECPRI o quão interessante que seria discutir o tema, apesar de ser recente na academia portuguesa já tem sido debatido em outras instituições. É na Universidade Católica Portuguesa, mais propriamente na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, que se estabeleceu o Center for Ethics, Business and Economics (Centro da Ética Económica e Empresarial)The mission of the center is to develop research, educational and editorial initiatives related to business and information ethics and corporate social responsibility”. Esta organização faz parte de muitas outras academias, como: Carnegie Mellon University, Duke University Fondazione per la Sussidiarietá, Oxford University, The, Earth Institute at Columbia University, Universitá Cattolica di Milano and University of Northern Iowa.


“A prestigiada Universidade de Harvard já oferecia um curso de ética em 1915 mas, verdadeiramente, só no início dos anos 80 é que as generalidades das universidades americanas começaram a oferecer cursos ligados à responsabilidade social e empresarial e ainda à responsabilidade do empresário, dentro do mesmo âmbito. Actualmente, existirão cerca de 500 cursos deste tipo em todas as universidades americanas. A razão porque o tema se tornou interessante nos anos 80 foi porque surgiram graves problemas nas empresas, sobretudo nas financeiras, ligados à ética da gestão, à ética do relacionamento com os clientes e, até mesmo, relacionadas com a ética do procedimento perante a sociedade. Algumas das grandes operações financeiras nos mercados americanos tiveram repercussões mundiais e prejudicaram a sociedade em geral”



O Centro da Ética Economia e Empresarial (CEEE) tem sido essencial na investigação e divulgações de publicação científicas nesta área. Desta forma o NECPRI têm o prazer de anunciar a conferência ÉTICA NA ECONOMIA com um dos directores e vice-presidente do CEEE o PROFESSOR DOUTOR JOÃO CÉSAR DAS NEVES. “Um trabalho recente de João César das Neves, agarrou na The Economist e fez um apanhado daquilo que foi entendido como o "jogo da ética empresarial" ao longo dos últimos 20 anos, ou seja, aquilo que se dizia na prestigiada revista em 1993, em 2000 e em 2005.”


Este novo modus operandi é mais complexo que esta a perspectiva de Milton Friedman, quando afirmava que "a única responsabilidade da empresa era gerar lucro". O Economista César das Neves diz-nos : “O facto das escolas de gestão não falarem que esta é a pergunta mais importante da gestão mostra a má qualidade das mesmas, mas a principal pergunta da gestão é: O que é que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se vier a arruinar a sua própria vida, ou o que é que poderá dar o homem em troca da sua vida. Esta é a pergunta central da gestão e que nos coloca e que nos coloca na questão central da Ética, porque a ética não é um conjunto de regras, para nos aprender a como é que a gente se vai comportar, nem sequer é um conjunto de formas para indicar à sociedade a empresa ideal, ou o gestor perfeito, a Ética é eu saber o que é que devo fazer aqui e agora perante este sarilho que tenho nas mãos, mas responder a esta pergunta à luz das razões últimas da minha vida, das razões da resposta à pergunta o que é que eu estou aqui a fazer, porque é que eu nasci, para onde é que eu vou, qual é sentido da minha existência, é pôr em cada uma das coisas que faço a razão última da minha vida, é isso o comportamento ético.”





A Conferência também conta com a presença da Drª Marta Lince de Faria docente e mestrando na FCEE-UCP, que tem dado um grande contributo ao NECPRI. A Drª Marta Lince de Faria começará por fazer um pequena introdução ao CEEE e ao trabalho do Professor João César das Neves, já que foi a drª que deu a conhecer ao NECPRI o magnifico trabalho realizado tanto pela organização como pelo Professor. A conferência também conta com a presenças do Professor Luís Oliveira Martins o docente da cadeira Economia Política da FCSH. O NECPRI agradece o constante empenho e participação de todos os docentes para com o núcleo.


Assim sendo, não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI, já que terás oportunidade não só de ouvir como de debater com o mediático Economista, esta new vision da economia.


Dia 03 de Junho, próxima terça-feira, às 14h no Aud. 002 da Torre A (torre antiga) na FCSH, Conferência: ÉTICA NA ECONOMIA com o PROFESSOR CÉSAR DAS NEVES.


Ultimo Texto do autor sobre ética na economia: Ethical Reasons for Ethical Behaviors

Sem comentários: